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Dra. Sara Ruegg e Dr. Jorge Ribeiro Areias
Poder local e associativismo popular
Dr. Albino Viveiros – Exerce funções como técnico superior de animação sociocultural na Câmara Municipal de Machico.
O objetivo do grupo de trabalho é discutir os níveis de relação de mediação entre o poder local e o movimento associativo popular, um parceiro no âmbito da rede de partenariado e agente de desenvolvimento no território municipal. Será o movimento associativo (in)dependente do poder local? Em que medida as coletividades substituem o poder local em áreas de intervenção como a cultura?
O Poder Local e as Associações
Professor Doutor Artur Cristovão
As organizações da sociedade civil são um elemento fundamental na promoção do desenvolvimento, particularmente ao nível local, onde se tem assistido à emergência de abordagens participativas, envolvendo autarquias, associações e outros atores. Nesta Oficina/Mesa redonda pretende-se trocar experiências quanto ao papel do poder local no apoio aos associativismo cultural, identificando boas práticas de trabalho em parceria.
Educação e associativismo: um exemplo do Alentejo
Professora Doutora Lurdes Nico e Professor Doutor Bravo Nico
Na presente oficina de trabalho, proporcionaremos, aos participantes, a oportunidade de conhecerem um caso – SUÃO/Escola Comunitária de São Miguel de Machede – no qual se concretizou um percurso de construção colética e participada de uma infraestrutura comunitária que assegura o exercício de alguns dos mais básicos direitos e deveres de cidadania.
Técnicas artísticas para uma educação intergeracional
Mestre Daniela Mendes e Mestre Luís Carvalho
Pretende-se com a oficina partilhar técnicas e estratégias artísticas a aplicar no âmbito da educação intergeracional contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo e do grupo.
Como elaborar um projeto de intervenção para uma associação.
Professora Doutora Jenny Sousa e Mestre Ana Fontes
Esta oficina tem como objetivo central a aplicação da metodologia de projeto na intervenção social, cultural e educativa de uma associação, onde são privilegiadas a metodologia ativa e as técnicas participativas como forma de envolvimento da comunidade no processo do seu próprio desenvolvimento. Nesta oficina serão tidas como ponto de partida as boas práticas partilhadas na comunicação apresentada, e as ações a desenvolver serão levadas a cabo em pequenos grupos.
O que é uma boa prática no âmbito Educação Inclusiva?
Mestre Joana Almeida
Esta oficina tem como objetivo, através de um espaço vivencial, partilhar as nossas histórias; as nossas perceções sobre Educação Inclusiva e desconstruir o que são boas práticas vs. práticas pertinentes. A finalidade é desconstruir protocolos escritos e refletir sobre como cada de um de nós pode ter um impacto relevante no sucesso dos alunos.
O cinema como meio de dinamização da realidade associativa. As duas caras da mesma moeda.
Doutora María Zozaya-Montes
As associações são espaços ideais para participar em experiências cinematográficas. Nesta sessão debatem-se as possibilidades de o cinema dinamizar o mundo associativo: seja como cineclube, seja como cenário de gravação de filmes ou documentários. Como exemplo será projetado o filme «Os patrimónios da sociabilidade I: as associações em Évora», seguido de um debate com a diretora María Zozaya (https://sociabilidad.hypotheses.org/2689).
Práticas dialógicas e narrativas para o fomento do associativismo e da educaçao para a cidadania.
Professor Doutor Mario Viché González
Professora Doutora Cristiana Pizarro Madureira
Esta oficina pretende sensibilizar os participantes para a necessidade de se privilegiar o exercicio da pedagogía da convivência, centrada em práticas dialógicas e narrativas para a promoção do associativismo e da educação para a cidadania. Nesta linha, através de metodologías ativas, procurar-se-á suscitar a reflexão e o debate em torno das conceções e práticas socioeducativas no domínio do associativismo e da participação no ciberespaço.
La música como elemento de cohesión grupal.
Professora Doutora Vicenta Gisbert
Se proponen en este taller dinámicas activas que contribuyen a reforzar la interacción con la intención de proporcionar herramientas con las que mejorar el clima en el aula, en actividades colectivas, asociaciones infantiles, juveniles, etc. Se realizarán actividades relacionadas con el ritmo, el movimiento y las cualidades del sonido que potencian la expresión musical intuitiva, sin necesidad de conocimientos musicales.
Tecnicas participativas de animación sociocultural para la promoción del associacionismo.
Professor Doutor
Victor Ventosa
La comunicación propuesta, tiene por objeto analizar las relaciones entre el asociacionismo y la animación sociocultural, describiendo cómo se puede utilizar la metodología de esta última disciplina como medio para crear y fortalecer el tejido social, especialmente a nivel local. Para ello se expondrán algunos modelos de intervención a través de ejemplos concretos de experiencias exitosas de promoción asociativa (tanto municipales como comunitarias) , algunas de cuyas técnicas se trabajarán de una manera práctica y grupal en el taller/oficina de técnicas participativas de ASC.
Vivências do Trabalho Colaborativo na promoção do Associativismo
Pedagoga Deise Rodrigues Sartori e Turismóloga Patrícia Rodrigues Sartori
Esta oficina tem como objetivo central a vivência de pilares da perspectiva do Trabalho Colaborativo, em que se permita a reflexão sobre o desenvolvimento dos relacionamentos como chave para assumirem o compromisso de utilizarem seus talentos associando-se em uma causa assumida por todos. Vamos trabalhar em pequenos grupos no sentido de multiplicar exercícios a partir de experiências descritas em nosso Painel.
O Teatro do Oprimido, o seu potencial de envolvimento e participação no movimento associativo e na comunidade.
Mestre Ana Patrícia Félix Ribeiro
O objetivo desta oficina é experienciar alguns exercícios de Teatro de Oprimido, compreendendo o seu potencial de envolvimento e participação no movimento associativo e na comunidade. A partir do Projeto Idade D’Ouro Ativa(Mente), partilham-se reflexões sobre esta metodologia e os desafios de garantir o seu potencial de empoderamento.