Comissão Científica


Presidente da Comissão Cientifica:

Professora Doutora Maria José Aguilar Idañes

Doutorada em Sociologia e Ciência Política, com especializações em "Estudos Iberoamericanos "e" bem-estar social e desenvolvimento ". Professora Catedrática de Trabalho Social e Serviços Sociais da Universidade de Castilla-LaMancha. Como docente e investigadora possui uma extensa e diversificada intervenção em mais de quinze países iberoamericanos e europeus, entre os quais incluem o seu trabalho no campo da intervenção. É consultora Internacional e avaliadora em várias agências ligadas à investigação e à realização de projectos na área das ciências sociais e humanas. Autora de várias obras (mais de 20 livros e inúmeros artigos em revistas de referência. É directora do Mestrado em Imigração e Multiculturalismo e directora do centro de investigação “grupo de pesquisa interdisciplinar sobre migração, interculturalidade e cidadania (UCLM).

 

Professor Doutor Adriano Zilhão

Licenciado em Sociologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Universidade de Lisboa), e doutorado em Urbanismo, pela Universidade de Valladolid. É professor no Instituto Superior de Serviço Social do Porto e principal sociólogo assistente da Câmara Municipal do Porto

Professora Doutora Andréa Viude

Especialista em Gerontologia e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atuou como fonoaudióloga em atendimento domiciliário a idosos. Atualmente é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no curso de bacharelado em Gerontologia e dedica-se ao estudo do envelhecimento humano, da análise de discurso e da bioética.
 

 

Professora Doutora Carmen Cavaco

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área das Ciências da Educação/Formação de Adultos, com enfoque nos temas da formação experiencial, das políticas públicas de educaçãode adultos, dos adultos não escolarizados e adultos pouco escolarizados, do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e da investigação biográfica.

Professora Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira

Doutoramento em Ciências da Educação - Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra em 2003. É Professora Associada na Universidade de Coimbra. Publicou inúmeros artigos em revistas especializadas. É autora de 18 livros. Participou em diversos congressos nacionais e estrangeiros nas áreas da Psicologia e das Ciências da Educação.
 

 

Professora Doutora Débora Mazza

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Diretora Associada da Faculdade de Educação (FE), Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade.

Professor Doutor Domingos Lopes

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Licenciado em Engenharia Florestal, pela UTAD, em 1992 e em Arquitetura Paisagista, pela mesma Universidade, em 2010. Mestre em Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural, também pela UTAD, em 1999. Doutorado pela Universidade de Kingston, London, UK, em 2005, tendo desenvolvido uma tese que procurava perceber impactos das alterações climáticas na floresta Portuguesa, recorrendo a deteção remota. Fez a agregação em Ciências Agronómicas e Florestais, na UTAD, em 2016. De 2007-2009 foi vice diretor da Licenciatura de Recreação, Lazer e Turismo. Nos anos letivos de 2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2011/12 acumulou a vice-diretoria do 2º Ciclo em Turismo com a vice-diretoria do 1º Ciclo em Ecologia Aplicada e com direção do 1º Ciclo em Engenharia Florestal e esteve envolvido em processo de alteração curricular do 1º ciclo em Engenharia Florestal. É atualmente vogal das direções de Arquitetura Paisagista do 1º e 2º ciclo, da UTAD. Desenvolve uma intensa atividade de investigação nas áreas da floresta e da paisagem, de que têm resultados vários artigos e comunicações em revistas nacionais e internacionais.
 

 

Professor Doutor Edmur Antonio Stoppa

Doutor em Educação Física, na área dos Estudos do Lazer pela Universidade de Campinas, docente no curso de Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP). É autor do livro “Gestão de Esporte e Lazer” da Editora Plêiade e “Acampamento de Férias” da Editora Pairus. É co-autor dos livros “ Legados de Megaeventos Esportivos”, “Lazer e Mercado”, “Repertório de Atividades de Recreação e Lazer”, “Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por Fases da Vida” e “Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por Ambientes”, todos pela Editora Papirus.

Professora Doutora Elisa Torre

Doutoramento em Literatura Medieval pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2004. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Investiga nas áreas de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Humanidades com ênfase em Literatura e Filosofia Medievais. Foi visiting fellow da universidade de Oxford. Prepara a tradução inédita do latim para português das "Collationes" de Pedro Abelardo.
 

 

Professora Doutora Eunice Macedo

Doutoramento em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto – Mestrado em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Licenciatura em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Co-coordenadora da Network 7 Social Justice and Intercultural Education - European Conference on Educational Research (ECER). Membro da equipa de peritagem da Revista Educação Sociedade & Culturas, do CIIE, FPCEUP. Membro da equipa de peritagem da Revista Dialogia, da UNINOVE, São Paulo, Brasil. Membro da equipa de peritagem da Revista ex aequo, da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (2010-2012). Vice-presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. Coordenadora da coleção Querer Saber, do Instituto Paulo Freire de Portugal. Membro do Núcleo de Direitos Humanos da UNESP, Marília, São Paulo. Co-fundadora da Rede Mulheres Vivas. Possui várias publicações na área das ciências da educação.

Professora Doutora Eva Correa

Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa. Mestrado em Criatividade Aplicada em Julho de 2002 pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciatura em Educação pela Arte em Julho de 1980 pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Professor Coordenador do ISCE – atualmente responsável e docente das unidades curriculares (Licenciatura e Mestrado): Expressões Criativas Integradas, Didática das Expressões, Didática da Expressão Dramática, e Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos. Coordenadora da Licenciatura em Animação Sociocultural do ISCE. Arguente de várias Teses de Mestrado em Ciências da Educação; Supervisão Pedagógica e Formação de Professores; Educação Social - Intervenção com Crianças e Jovens em Risco. Publicações em Portugal e Espanha, nas áreas da Educação, Criatividade, Animação Sociocultural, Educação Artística e Expressões Integradas. Membro de várias comissões organizadoras e cientificas de congressos internacionais. Membro eleito do conselho científico ISCE – Odivelas. Áreas de investigação: Didática das Expressões; Expressões Criativas Integradas; Mediação em Animação Sociocultural e Metodologias criativas.
 
 

Professora Doutora Filipa Coelhoso

Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), desempenha as funções de Coordenação da Licenciatura em Educação Social e é membro da Coordenação do Mestrado de Educação Social, do ISCE. É Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidad Miguel Hernández, e licenciada em Educação Social pelo ISCE. É, desse 2013, Consultora nacional e internacional para as áreas de educação social, educação e promoção da saúde e desenvolvimento sociocomunitário na Plurália – Consultoria e Formação. É orientadora de diversas teses de mestrado e orientadora de estágios de educação social. Autora de artigos científicos no âmbito da Educação Social e Comportamentos de Saúde. É, desde 2007, Presidente da Direção e Diretora Técnica da Sociedade Anti-Alcoólica Portuguesa (SAAP).

Professora Doutora Florbela Samagaio

Doutorou-se em 2014, na Universidade do Porto, em Sociologia no âmbito da temática Territórios, Desigualdades e Mudança Social . Iniciou a sua atividade profissional no âmbito da formação profissional tendo realizado a Formação Projetista de Desenvolvimento de Recursos Humanos, promovida pela Associação Industrial Portuense em 1992. Integrou a Formação europeia JADE II – Jovem Agente de Desenvolvimento promovida pela Quaternaire Portugal em parceria com a Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal em 1995-1997.Foi docente da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria. É docente na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti desde 1997. Lecionou nos cursos de Educação Social, Educação e Formação de Professores. É investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos nas áreas da sociologia da pobreza e da exclusão social, das políticas sociais, da educação, das metodologias de investigação e das metodologias do trabalho de projeto. É docente e Diretora do Ciclo de Estudos em Educação Social , membro da comissão Executiva do Mestrado em Intervenção Comunitária, e Presidente do Conselho-Técnico – Científico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
 
 

Professora Doutora Hermínia Gonçalves

Hermínia Júlia de Castro Fernandes Gonçalves, Professora na Universidade de Trás os Montes e AltoDouro (UTAD), Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG). Investigadora Efetiva do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD- UTAD). Doutorada em Sociologia, pela Universidade de Salamanca. Recebeu o Prémio de Investigação Doutoramento Extraordinário, pela Universidade de Salamanca. Com Interesses de investigação em políticas públicas, políticas sociais, cidadania, democracia, governança, ação coletiva, redes sociais, parcerias, pobreza, desenvolvimento local, terceiro sector, metodologias participativas e igualdade do género.

Professora Doutora Isabel Menezes

Doutoramento em Psicologia – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Interesses de investigação: Participação cívica e política; Intervenção comunitária; Psicologia política; Educação para a cidadania. Sócia fundadora e atual Presidente da SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2017-2021). Diretora do Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (desde 2008). Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2017). Membro da Comissão Cientifica do Mestrado em Educação e Formação de Adultos da FPCEUP (desde 2011). Membro da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Sexualidade Humana da FPCEUP (desde 2018). Editora associada das revistas Journal of Social Science Education, Revista de Psicologia, Educação, Sociedade & Culturas. Membro do comité editorial das revistas Autonomie Locali e Servizi Sociali, Journal of Quality in Education. É autora de inúmeros artigos e livros científicos na área da ciências da educação.
 
 

Professora Doutora Lucília Salgado

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, tendo feito uma pós-licenciatura em Ciências de Educação - em Psico-pedagogia da língua materna e Educação de Adultos- na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genève. Foi Professora-coordenadora da Escola Superior de Educação de Coimbra onde desempenhou o cargo de Presidente do Conselho Pedagógico. Ex. diretora do Curso de Animação Sócioeducativa e ex coordenadora da pós-graduação em Bibliotecas e Animação da Leitura e do Mestrado em Educação e Lazer e da comissão de coordenação do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local. Foi professora no ISPA de 1980 a 1987 e na Licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra de 1989 a 1999. Coordenou o estudo nacional "CNO Uma Oportunidade Dupla: da promoção da Literacia Familiar ao Sucesso Escolar das Crianças" financiado pela ANQ - Agência Nacional para a Qualificação; construiu um modelo de intervenção sistémica para construção do sucesso escolar em meios de baixas qualificações escolares para a região de Coimbra com a participação da animação socioeducativa. Pertenceu à Comissão da Avaliação Externa (CAE) da A3ES para avaliação dos Cursos de Animação Sociocultural. Foi fundadora de várias Associações e atualmente pertence à Comissão Executiva da APCEP (Associação Portuguesa de Cultura e Educação Permanente).

Professora Doutora Maria do Nascimento Esteves Mateus

Doutorada em Ciências Sociais, professora adjunta da Escola Superior de Educação de Bragança, coordenadora do departamento de Ciências Sociais, diretora do curso de Mestrado em Educação Social, presidente da Comissão Científica do Mestrado em Educação Social, membro da Comissão Científica do Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Comissãode Creditação de Formação Certificada e Profissional, da Comissão Permanente e doConselho Técnico – Científico da ESEB, da Comissão Científica e da Equipa Redatorial da Revista EduSer, da ESEB, da Comissão Científica da Revista Digital de Sociología delSistema Tecnocientífico – Universidade de Santiago de Compostela/Universidade de Valladolid– España, da Comissão Científica da Revista Adolescência (ESEB) e avaliadora de vários artigos publicados em diferentes revistas. Tem orientado várias dissertações de mestrado, quer dos mestrados em ensino, quer do mestrado em Educação Social e tem várias publicações relacionadas com das referidas áreas científicas.
 
 

Professora Doutora Sandra Fernandes

Doutorado em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestrado em Educação, área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade (2009). Graduação em Pedagogia (2005) e Bacharelado em Administração (1992). Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar. Coordenadora e pesquisadora do GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos) e pesquisadora do GPPES (Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP e cadastrados junto ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas de: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire e Elza Freire, Formação de professores, Políticas Públicas, Ditadura e Exílio brasileiro.

Professor Doutor Nuno Carvalho

Doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia do Desenvolvimento e da Mudança Social, pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Geografia Humana e Educação Ambiental pela Universidade de Lisboa, pós-graduado em Sociologia Rural e Urbana pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e em Reabilitação Urbana e Requalificação Ambiental, também pelo ISCTE e licenciado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. É professor coordenador na Escola Superior de Educação de Coimbra. É membro do Conselho Científico da ESEC e membro do Conselho Geral do IPC. É coordenador do mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local. É investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, desenvolvendo trabalho de investigação nos domínios das Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento. Nos últimos vinte cinco anos tem desenvolvido intensa atividade cívica ligada ao movimento associativo ambientalista, particularmente na Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria. Tem representado as Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) em diversos Organismos Públicos. Atualmente representa as ONGA no Conselho Regional do Centro; no Comité de Acompanhamento do PORCentro do Portugal 2020 e no Conselho Económico e Social.
 
 

Professora Doutora Paula Vaz

É Doutora em Estudos da Criança-Especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desde 2007, é docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, sendo atualmente Professora Adjunta. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica. Tem feito várias comunicações, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Cabo Verde, EUA, Inglaterra), na área da Educação Especial e Inclusão e mais especificamente dos problemas na aprendizagem da leitura. Tem também várias publicações científicas nacionais e internacionais em revistas indexadas e com revisão por pares.