Comissão Científica Alijó


Presidente da Comissão Cientifica:

Professor Doutor José Vicente Merino Fernandez

– Professor Catedrático de Pedagogia Social na Universidade Complutense de Madrid. Professor visitante em diversas universidades iberoamericanas.

 

Professor Doutor Agostinho Diniz Gomes

- Doutor (Doctor) em Investigacións en Didácticas Especiales/Didáctica da Expressão Musical pela Universidade de Vigo.
Investigador efetivo do CITAR - Centro de Estudos em Ciências e Tecnologias das Artes – Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto.
Investigador colaborador do CEL - Centro de Estudos em Letras - UTAD.

Professor Doutor António Manuel Leal Ferreira Mendonça da Fonseca

- Catedrático de Psicologia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
Adjunct Professor da University of Northern Colorado (EUA). Director interino da FADEUP.
Director do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) e do Programa Doutoral em Ciências do Desporto (PD-CD) da FADEUP, bem como Coordenador do Gabinete e do Laboratório de Psicologia do Desporto da FADEUP.
Lecciona/ leccionou em cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades de Portugal, Angola, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Inglaterra e Moçambique.
Apresentou mais de 200 comunicações ou conferências em Congressos internacionais e publicou mais de 150 artigos, capítulos ou livros em diversos países.
Orienta/ orientou mais de 100 dissertações de mestrado ('pré-Bolonha') e teses de doutoramento.
 

 

Professora Doutora Beltrina Corte

- Beltrina da Purificação da Côrte Pereira – Doutoramento doutorado em Ciências da Comunicação pela USP.
Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação.
Integra também, desde 2005, a Rede Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).
Como também a Red Iberoamericana Interdisciplinar de Investigación en Envejecimiento y Sociedad (RIIIES), desde 2015.
Em suas atividades sociais, foi associada fundadora do OLHE - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (2006-2013). (Fonte: Currículo Lattes)

Professor Doutor Domingos Fernando da Cunha Santos

– Instituto Politécnico de Castelo Branco
Doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente – Gestão do Território concluído em 2002 na Universidade de Aveiro.
Publicações recentes: SANTOS, Domingos (2014), “Regional innovation systems in Portugal: a critical evaluation”, Investigaciones Regionales, 28, pp: 37-56. SANTOS, Domingos (2012), Dinâmicas Territoriais de Inovação no Arco Urbano do Centro Interior – o Caso do Sector Têxtil-Confecções, V.N. Famalicão: Húmus. SANTOS, Domingos e Caseiro, Nuno (2012), “Empreendedorismo em instituições de ensino superior: um estudo de caso”, in Atas do 14º Workshop da APDR – Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional, 9 de Outubro, Setúbal: IPS/APDR, pp. 98-106. SANTOS, Domingos (2012), “Responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e território: que relação?”, in Ivo Domingues e P. Remoaldo (orgs.), Responsabilidade Social Organizacional: Desenvolvimento e Sustentabilidade, V.N. Famalicão: Húmus, pp. 81-92.
 

 

Professora Doutora Elisabete Monteiro

- Doutorada em Dança (1995). Mestre em Ciências da Educação (1988).
Docente da Licenciatura de Dança na Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana (desde 1983/UTL-FMH).
Co-produtora das Mostras de Dança da FMH. Co-coordenadora de dois cursos de Pós Graduação ‘Dança em Contextos Educativos’ (2007 e 2008). Orientadora científica de teses de Doutoramento e de Mestrado em Dança desde 1998 (atualmente orienta 4 estudantes de doutoramento).
Participação em Congressos Nacionais e Internacionais, através de preleções e/ou lecture demonstrations.
Responsável por oficinas de dança em Portugal e no estrangeiro. Representante nacional de Daci 'Dance and the Child International" (desde 2009).
Coreógrafa, destacando-se a sua colaboração com o grupo ‘Dançando com a Diferença’ (apresentação na Madeira e em Moscovo).Investigadora integrada no INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança. Polo FMH (desde 2012).
Também membro do CEAP (Centro de Estudos em Artes Performativas).Destaque ainda para a colaboração universitária internacional com Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Brasil.
Desde 1978 que apresenta uma formação complementar no domínio da dança. Formadora acreditada pelo CCPFC nos domínios: A31– Expressões, C05 – Didácticas Específicas (DANÇA) e C07- Inovação Educacional.

Professora Doutora Eliane Cleonice Alves Precoma

- Universidade Federal de Paraná (Brasil) Pós-doutoramento na Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas, sobre representações de resiliência e redes sociais de proteção (2017). Doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2011). Membro do Laboratório de Psicologia Genética da referida universidade. Investiga as representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social. Bolsista do Programa de Estágio no Exterior PDEE- Sanduíche-Capes, no período de dezembro de 2009 a maio de 2010, na Université Lumière Lyon 2, Lyon, França. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Professora Adjunto C do Setor de Educação, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. Investigadora do campo do Conhecimento Social, por meio do método clínico crítico, pesquisando especialmente as representações de crianças, adolescentes e familiares sobre violência, resiliência, redes sociais de proteção. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, Desenvolve projetos de extensão na área de Pedagogia Social, com ênfase nas temáticas: redes sociais de proteção à infância e à adolescência, prevenção à violência, protagonismo juvenil e familiar, promoção da resiliência e de projetos de vida
 

Professora Doutora Luísa Isabel da Costa Pinto

Doutora em Estudos Artísticos na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra. Mestre em Teatro/Encenação, pela Escola Superior Artística do Porto - ESAP. É encenadora, professora de Teatro na ESAP e investigadora no Centro de Estudos Arnaldo Araújo-FCT. Diretora Artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC. Enquanto encenadora levou à cena mais de trinta peças, entre elas, Missa do Galo de Carlos Tê, Sicrano de Bergerac de Jorge Louraço Figueira, Onde o Frio Se Demora de Ana Cristina Pereira, Gota D’água de Heron Coelho a partir da obra de Chico Buarque, Cânticos de Barbearia de Carlos Tê, O Deserto de Medeia de Marta Freitas, O Filho Pródigo de Helder Wasterlain e João Maria André, entre outros. Foi premiada pelo Instituto de Comércio Externo de Portugal – ICEP - com um estágio em Paris. Entre 2007 e 2015 foi Diretora Artística do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. Foi ideóloga e Diretora Artística do Cena Contemporânea de Matosinhos em Português – Festival de Teatro. Desde 2006 investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional. Foi autora e apresentadora de programas de Televisão para a RTPN. Foi diretora de imagem de canais de Televisão como RTPN, MTV Portugal e Porto Canal. Foi corealizadora do documentário Rompendo os Muros da Prisão - O teatro como meio de reinserção de reclusos.
 

 

Professor Doutor Henrique Manuel Pires Teixeira Gil

- Doutoramento realizado na School of Education da Universidade de Exeter (Inglaterra) e cuja tese de dissertação foi subordinada ao tema: «IT in Sciences – A Study of the Use of Datalogging in Practical Work by Portuguese Pre-Service Science Teachers».
Pós-Doutoramento no CAPP do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa «TIC e Comunicação em Saúde e em e-Government Local na População Idosa de Castelo Branco».

Professora Doutora Joana Guedes

– Coordenadora da Licenciatura em Gerontologia Social - instituto Superior de Serviço Social do Porto
 
 

 

Professora Doutora Mafalda Duarte

- doutorada em Gerontologia e Geriatria, no Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)/ Universidade do Porto (UP).
Docente no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE).
Colabora com a UNIFAI- Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (ICBAS.UP) e mantém interesse na área da fragilidade nas pessoas idosas.

Professora Doutora Maria Rosa Buxarrais

- Catedrática de Universidad del Departamento de Teoría e Historia de la Educación de la Facultad de Educación de la Universitat de Barcelona (UB).
Doctora en Pedagogía y Licenciada en Psicología por la UB. Investigadora Principal del Grupo de Investigación en Educación Moral (GREM) de la UB, grupo de investigación consolidado de la Generalitat de Cataluña desde 1995.
Algunas de sus publicaciones más importantes son: La formación del Profesorado en Educación en Valores. Las familias y la educación en valores democráticos .
Retos y perspectivas actuales. La conciliación laboral, familiar, social y personal: una cuestión ética.
 

 

Prof.ª Doutora Marilene Rodrigues Portella

- Professora titular da Universidade de Passo Fundo.
Docente do programa da Pós-Graduação Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.
Líder do Grupo de Pesquisa Vivencer UPF/CNPq.
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, institucionalização, envelhecimento humano, cuidado, enfermagem e arte terapia.

Professor Doutor Nuno Corte Real

– Professor da Faculdade de Desporto/ Universidade do Porto, Membro do Conselho de Representantes;
Membro da Comissão Científica do Segundo Ciclo em Atividade Física Adaptada;
Interesses de Investigação Psicologia do Desporto;
Estilos de Vida e Bem-Estar;
Desenvolvimento Positivo dos Jovens.
 

 

Professor Doutor Óscar Ribeiro

- doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto (ICBAS-UP);
Pós-graduado em Gerontologia (EuMaG – Vrije Universiteit Amsterdam;
Psicólogo pela Universidade do Minho (pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde);
docente na Universidade de Aveiro (Psicologia e Escola Superior de Saúde) e no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (mestrado Gerontologia Social;
Investigador na Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI/ICBAS-UP) e colaborador Internacional no Aging Mind Initiative (Univesity of Queensland).

Professora Doutora Sara Guerra

Doutorada em Gerontologia e Geriatria (2012) e licenciada em Gerontologia pela Universidade de Aveiro (UA). Coordenou, desde 2008, vários projetos comunitários no âmbito do apoio a pessoas com demência e seus familiares e das relações intergeracionais. Integrou, entre 2008 e 2012, a equipa de investigação do Gabinete de Investigação em Saúde Familiar e Comunitária da UA. É autora de artigos científicos, publicados em revistas internacionais na área da gerontologia, e de capítulos de livros na área da demência, apoio social e intergeracionalidade. Implementou, durante os seus trabalhos de investigação, o programa "ProFamílias-demência", que funciona atualmente em vários centros de saúde. Em 2013 foi premiada pelo Banco de Inovação Social (plataforma da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) com um projeto de empreendedorismo social na área do envelhecimento ativo ("LOCALCare") e recebeu uma bolsa pelo IAPMEI ("Passaporte para o Empreendedorismo) para desenvolvimento do projeto. Entre 2014 e 2015 exerceu funções na Cruz Vermelha Portuguesa (Aveiro), onde coordenou diferentes serviços na área da gerontologia, com destaque para o "Campus Cognitivo" (projeto de apoio integrado para pessoas com demência, seus familiares e técnicos). Desde Fevereiro de 2016, é Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, exercendo funções de docência na Licenciatura em Gerontologia e apoio na orientação dos estágios curriculares.
 

 

Professora Doutora Stella Bettencourt da Câmara.

Doutora em Gerontologia. Professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É investigadora do CAPP (Centro de Estudos de Administração e Políticas Públicas) do ISCSP-ULISBOA. Autora do livro: Avós e Netos. Relações Intergeracionais: A Matrilinearidade dos Afetos.

Professor Doutor Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco

– Universidade de São Paulo. Doutoramento em Educação.
Possui graduação em Educação Física e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989 e 1999). É especialista em Lazer e Recreação pela UNICAMP (1992).
Orienta, realiza pesquisas e ministra aulas das disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão pública do lazer e ao entendimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais.
Principais campos de interesse: Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte; Gestão Pública do Lazer e do Turismo; Políticas Educacionais.
Desenvolveu recente projeto de pesquisa financiado pela FAPESP: “Futebol Amador e lazer: um estudo sobre o uso público do Parque Ecológico do Tietê”.
 

 

Professora Doutora Rosa Mª Mari Ytarte

– Doutorada em Pedagogia pela Universidade de Barcelona. Licenciada em Ciências da Educação .
Professora Titular da Universidade / Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Castilla-La Mancha onde leciona as seguintes unidades curriculares: “Interculturalidade e educação”, “Animação Sociocultural II, cultura e desenvolvimento local” e “Educação e Género”.
Colaborou com a revista Aula Educativa de la Editorial Graó, até 2012, coordenando a seção de ação sociocomunitária e integrou o conselho de redação até 2013 da revista “Pedagogia Social / Revista Interuniversitária editada pela Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social de que é membro e vogal da direção na atualidade.
Estuda e investiga de forma global sobre a la relação e articulação do binómio cultura-educação e de cómo éste se relaciona nos discursos pedagógicos e das práticas educativas no que respeita às questões como a diferença, a identidade e cidadania.
Tem várias publicações de artigos e livros e dos quais se destaca: : Ciudadanía y Educación Social, contextos y espacios profesionales (coord.), 2010, UCLM; ¿Culturas contra ciudadanías? Modelos inestables en Educación, Gedisa, 2008; Diversidad, identidades y ciudadanías. La educación social como cultura ciudadana, Nau Llibres, 2006.