Nídia Marta Gonçalves

Nídia Marta Gonçalves


Mestre em Teatro e Envelhecimento Criativo (Gerontologia Social), pela Escola Superior de Educação e Comunicação e Escola Superior de Saúde, da Universidade do Algarve. Licenciada em Estudos Artísticos, pela Faculdade de Ciências Humanas e Socais, da Universidade do Algarve. No âmbito da licenciatura, frequentou, na qualidade de bolseira, a Escola de Comunicação e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo (USP). Entre outras formações na área do teatro e da dança, tem o curso profissional de Atores, Técnicos e Animadores Teatrais, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. Exerce atividade profissional na Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), onde fundou em 2007 o Teatro do Sótão – grupo inclusivo da ASMAL, sendo até hoje, a sua principal dinamizadora. Nos últimos anos, tem realizado oficinas para a divulgação do teatro inclusivo junto da comunidade. Dedica-se ao estudo das práticas artísticas para inclusão social, principalmente, às questões relacionadas com os benefícios da prática teatral na população sénior.

Paula Portugal

Paula Portugal


Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Coordenadora do Mestrado em Terapia Ocupacional. Docente na Licenciatura em Terapia Ocupacional e no Mestrado em Terapia Ocupacional e Responsável pelas Unidades Curriculares de Envelhecimento e Gerontologia dos referidos cursos. Orientadora de vários trabalhos finais de licenciatura e várias dissertações de mestrado e de doutoramento na área do envelhecimento e muito em particular do envelhecimento ativo.

Rosanna Barros

Rosanna Barros


Professora Adjunta da Universidade do Algarve. É Diretora do Mestrado em Educação social (2º Ciclo) da ESEC (desde 2015). É também Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social da ESEC. Foi Coordenadora da Área Científica de Educação Social desta Instituição, entre 2010 e 2013. Foi a Diretora do Curso de Educação Social (1º Ciclo) da ESEC (Regime Diurno e Pós-laboral), entre 2010 e 2013. Foi membro eleita por 2 mandatos da Mesa da Assembleia da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação). Tem experiência docente em diversas áreas das Ciências Sociais e da Educação, com destaque para as Políticas Públicas de Educação e Governação Global, a Animação Socioeducativa de Adultos e Idosos e as Metodologias qualitativas de investigação

Rui Fonte

Rui Fonte


Licenciatura em Animação Socioeducativa pela ESE de Coimbra, sendo depois responsável pelo Projeto de Intervenção Comunitária em Santa Clara, promovido pela Associação Integrar de Coimbra. Em 2005 ingressa, até 2011, no Ensino Profissional como docente e coordenador do Curso Profissional de Animador Sociocultural, em diferentes escolas. Em 2006 conclui a Pós-graduação em Ciências Documentais pelo ISLA de Santarém. Participa, desde 2007, em projetos de Educação e Formação de Adultos, com especial dedicação ao 3º sector, incentivando para a animação sociocultural e criatividade através da promoção de identidade coletiva e do desenvolvimento local. É sócio n.º 1/ Fundador e Vice-Presidente da AS – Associação Regional de Animadores Socioculturais de Tondela, constituída legalmente em 2009. Termina, em 2010, o Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação Sociocultural, na UTAD. É, desde 2011, coordenador responsável pela Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo. Conclui em 2015 o Doutoramento em Ciências da Educação, na UTAD. É autor de vários artigos e livros sobre Animação Sociocultural, nas suas mais diversas abordagens. Em 2016 edita, com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, o livro “Fundação Lapa do Lobo: lugar de educação para a participação, autonomia e cooperação à luz da Animação Sociocultural”, que tem como base a Tese de Doutoramento.

Rui Proença Garcia

Rui Proença Garcia


Professor Catedrático da Universidade do Porto, Faculdade de Desporto. Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Docente responsável pela disciplina Gerontologia Social e Cultural do Curso de 2º Ciclo em Atividade Física para a Terceira Idade da sua Instituição. Autor de livros e artigos que abordam o envelhecimento humano. Orientador de várias dissertações de mestrado e de doutoramento nessa área.

Sandra Fernandes

Sandra Fernandes


Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Professora da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) / Departamento de Educação e Psicologia. É coordenadora do 2º ciclo de estudos em Administração e Gestão da Educação na UPT. Orienta vários trabalhos de Mestrado e Doutoramento no domínio das Ciências da Educação. É autora de mais de 100 publicações, incluindo artigos em revistas internacionais indexadas, capítulos de livro, livros de atas internacionais (editora) e outras publicações nacionais e internacionais. Colabora em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, objeto de financiamento público. É associate editor do Journal Teachers and Teaching: Theory and Practice. É membro fundador e vice-presidente da Associação Project Approaches in Engineering Education (PAEE).

Sónia Galinha

Sónia Galinha


Professora Adjunta, Coordenadora do Departamento de Educação e Currículo da ESE de Santarém. Coordenadora Científica da área de Psicologia Social e dos Grupos, docente e responsável pela UC de Psicologia do Adulto e do Idoso, Psicologia Comunitária, entre outras. Licenciada em Psicologia pelo ISPA, Mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Doutora em Psicologia pela UBI. É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com os títulos de Especialista em Psicologia da Educação; Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicogerontologia. É Membro Integrado do Centro FCT CIE_UMa, desde 2007 e Membro Colaborador do Centro FCT CIEQV, desde 2014. Orienta vários trabalhos e integra vários júris de graduação.

Sofia Bergano

Sofia Bergano


Doutorada em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Bragança, onde leciona a unidade curricular de Educação de Adultos no Curso de Licenciatura em Educação Social desde 2005. Autora de diversos artigos em revistas científicas nos domínios da educação de adultos, educação e género e educação para a cidadania global.

Teresa Martins

Teresa Martins


Licenciada em Educação Social pela ESE.IPP (2007). Mestre em Gerontologia Social pelo ISSSP (2012). Frequenta o Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria do ICBAS/ UP e Universidade de Aveiro, tendo como tema de dissertação “Participar na velhice: o desenvolvimento da literacia cívica e política ao longo da vida”. Docente da UTC de Ciências da Educação da ESE.IPP.

Teresa Maria Póvoa Ramos

Teresa Maria Póvoa Ramos


Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa. Mestre em Gerontologia Social pela Escola Superior de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco, média 16 valores. Formação em Técnicas de Estimulação Cognitiva e Terapias não Medicamentosas para Pessoas com Demência. Formação em Envelhecimento e Intervenção na Deterioração Cognitiva, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. Pós-Graduação em Gerontologia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciatura em Animação Sociocultural, pela Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, média 16 valores. Cadeiras extra ao diploma: Gerontologia; Política Sociais para a 3ª Idade; Mediação Familiar e Animação de Histórias.

Verónica Matias

Verónica Matias


Mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação e Intervenção Comunitária, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. É Técnica Superior de Educação Social na IPSS Florinhas do Vouga, em Aveiro. É artista de música e responsável pelo projeto musical Verónica Matias.

Victor Ventosa

Victor Ventosa


Professor universitário, presidente da RIA e Chefe da Secção de Juventude da Prefeitura de Salamanca (Espanha). Doutor em Pedagogia. Licenciado em Filosofia. Mestre Universitário em Tecnologia da Educação. Pós-graduado em Educação de Adultos. Perito Titular Universitário em Animação Sociocultural. Presidente da Rede Ibero-Americana de Animação Sociocultural (RIA). Chefe da Secção de Juventude da Prefeitura de Salamanca. Consultor internacional e Perito do Ministério da Educação da Educação, Cultura e Desporto de Espanha para o desenvolvimento curricular das qualificações profissionais da família Serviços Sociais e Comunidade (INCUAL). Autor teatral e musical de diversas obras para crianças, jovens e adultos. Actor e director de varios grupos de teatro desde 1980 até à atualidade. Diretor da coleção de livros de ASC “RIA” na editora CCS. Editor científico da revista ibero-americana “Animador Sociocultural”. Diretor de formação e diretor do Centro de Informação Juvenil. Professor convidado de diversas universidades espanholas e estrangeiras.Investigador e consultor internacional de diferentes organismos públicos e privados. Publicou mais de 35 livros, além de inúmeros artigos em revistas nacionais e estrangeiras especializadas sobre Educação Social, Formação de Adultos, Animação Sociocultural, Educação em tempo livre, Expressão Musical, Expressão Dramática e Animação Teatral, alguns dos quais em múltiplas edições e traduções em diversos idiomas. Foi convidado como conferencista para cerca de 300 congressos, cursos, seminários nacionais e internacionais.